quinta-feira, 2 de junho de 2016

Guia Prático



CONFIRA COMO USAR OS PRINCIPAIS TEMPEROS E ERVAS DA CULINÁRIA BRASILEIRA

Oiii.... o post de hoje vem recheado de especiarias da culinária brasileira. Um guia prático pra você arrasar na cozinha. Confira:

Açafrão: o que chamamos aqui de açafrão é uma planta nativa que forma um colorante com sabor discreto usado em ensopados, principalmente em Goiás.

Aipo ou salsão: os menores servem para bases e caldos e dão gosto aos ensopados. Os maiores podem ser gratinados ou servidos crus em saladas e no tempero de suco de tomate, com pimenta – do – reino moída, limão e molho inglês. Na culinária chinesa, o aipo é muito utilizado em pratos como frango xadrez e a carne desfiada.

Alcaparra: o botão floral da alcaparreira faz uma combinação clássica com o molho de manteiga que acompanha peixes assados no forno ou grelhados. É salgada e possui gosto marcante. A alcaparra pode ser usada em molhos de tomate para massas de cogumelo e carnes.

Alecrim: combina com batata assada. Mas também vai bem no tempero de ensopados, de carne de frango ou de boi. E excelente para pernil e carneiro assado na brasa.
Alho: esmagado, em laminas, inteiro em refogados, frituras ou assados. E bem vindo à maioria das receitas de salgados.

Baunilha: combina com pudins sorvetes e cremes doces que levam leite e ovos.

Canela: tempero muito usados em doces brasileiros, como doce de abobora mamão, arroz doce e cocada, sempre em parceria com o cravo- da-índia.

Cebola: é muito utilizada na culinária brasileira. Pode ser refogada, frita cozida etc.
Cebolinha: mais suave que a cebola, é indicada para o tempero de ensopados, caldos e sopas. É muito usada na culinária árabe.

Coentro: tempero de peixes e frutos do mar muito empregado no norte e nordeste.

Cominho: semente que entra em receitas de pão preto e em algumas variedades de queijo. Muitas vezes, vem identificado nas embalagens como kümmel.

Cravo- da- índia: tempero parceiro da canela em doces se dá bem também em salgados. Experimente espetar alguns cravos numa cebola inteira em caldos e ensopados.  Também combina com carne de porco, especialmente quando espetado no pernil ou no lombo antes de assar. Retire-o quando servir.

Gengibre: ralado, oferece um gosto diferente da salada de tomate ou cenoura. É um bom tempero para frango ensopado.

Hortelã: picada com vinagre, água quente, sal e um pouco de açúcar, forma o molho clássico que acompanha o carneiro. Este é um dos usos tradicionais da hortelã. Na sobremesa no lanche ou lanche ou no café da manhã, combina com abacaxi, na sobremesa, no lanche ou no café da manhã, combina com abacaxi, tanto no suco tanto quanto em pedaços com açúcar por cima.

Louro: tempero de feijão e molhos de tomate. Em pó, dá um belo gosto ao espinafre refogado na manteiga.

Manjericão ou Alfavaca: combina com tomate em molhos, saladas ou pizzas. Se você tiver manjericão fresco, use sempre a folha inteira para não escurecer.

Manjerona: tem sabor mais suave que o manjericão, e vai bem em frangos e sopas e molhos de peixe a base de manteiga. Combina muito bem com os molhos de tomate.

Mostarda: o molho clássico do cachorro quente também da um toque diferente a ensopados e saladas.

Noz- moscada: realça o sabor de salgados. Muito utilizada em molhos brancos, gratinados e legumes refogados e em doces como pudins, tortas, bolinhos e leite batido.

Orégano: combina com o tomate na salada, no molho ou na pizza. Bom tempero também para pasta de queijo e azeitona preta.

Páprica: no mercado encontra-se esse condimento moído feito de pimentão vermelho, em duas qualidades: doce e picante. Tempera bem ensopado de vitela, frango e carne de porco.

Pimenta-do-reino: Já moída, é mais suave, mas quando moída na hora, fica mais forte. na base de caldos, você pode usar os grãos inteiros e coar na hora de servir.

Fonte: Livro: Viagem Fabulosa Ao Mundo Das Especiarias, Rosa Nepomuceno.

Espero que gostem das dicas!

Até mais....
Beijos Deus abençoe!!!

Nenhum comentário: